NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

domingo, 10 de março de 2013

Câmara de Vereadores realiza sessão especial em homenagem ao Dia da Mulher

A Câmara Municipal de Araçagi realizou nesta sexta-feira uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março. O evento foi realizado no Bar e Pizzaria Ponto Chick e contou com a participação dos vereadores da Câmara, em especial as mulheres que representam o legislativo, Josilda Benício, Nena de Didi e Valquíria de Melqui. Vale ressaltar a ausência de Valquíria e do vice-prefeito do município Melqui Gomes, que por motivos maiores não puderam comparecer ao evento. 

Representando o poder municipal, esteve presente o prefeito constitucional da cidade, Didi Braz e também os secretários da atual administração. 
 Na abertura, foram cantados o    Hino  
Nacional Brasileiro e o Hino da Cidade de Araçagi, ambos pela cantora natural da cidade, Libia Leaby. 
      Na oportunidade foi realizada uma     palestra com a professora e doutora de Sociologia e Presidenta da Organização das Mulheres Negras da Paraíba (BAMIDELÊ), em seguida da popular repentista Maria Benício de Pontes que falou de sua história juntamente com outras mulheres do município. 

A vereadora e atual presidente da Casa João Pessoa de Brito , Josilda Benício, antes de facultar a palavra para os demais vereadores, apresentou um requerimento a ser votado, no qual solicita a criação da secretária da mulher no município. Após isso a palavra foi facultada e ao fazer uso os vereadores Eduardo Casquinha, Humberto Geronimo e Willian de Bajola saudaram a todos os presentes, em especial as mulheres e as parabenizaram por esta data. Já Jandilson Figuêredo expôs seu ponto de vista e a importância do Dia da Mulher e a vereadora Nena trouxe sua mensagem. Em seguida, houve uma apresentação do PROJOVEM Adolescente de Araçagi sendo representado pelas alunas Aliny Aragão e Kalline Gomes. 

Foi feita a distribuição dos troféus em honra ao mérito, para as mulheres representantes de várias áreas de trabalho do município ressaltando a importância de todas independente de qualquer coisa. E para representar as homenageadas, fez uso da palavra a ex-vereadora Graça Irineu, agradecendo, expondo e mostrando o valor da mulher. 
Ao término, foi feito o sorteio de vários brindes doados por autoridades ausentes e presentes e em seguida servido um coquetel. 

História 
Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. 
Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. 
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. 

Clique aqui e veja outras fotos do evento.

Da redação, Portal Página 1 com Fabiano Lopes 
Fotos : Vinícius Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário