NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

domingo, 10 de março de 2013

Sessão Especial homenageia Dia Internacional da Mulher em Araçagi-PB


A "Sessão Especial" promovida pela Câmara de Vereadores de Araçagi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi um verdadeiro sucesso. A cerimônia foi realizada no início da noite desta sexta-feira (8), no Bar e Pizzaria Ponto Chick, e teve grande participação da comunidade araçagiense e personalidades de toda a cidade.

Tudo começou por volta das 18:00h, quando a araçagiense Líbia Leaby cantou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Cidade de Araçagi, em seguida a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araçagi, Josilda Macena, declarou aberta a "Sessão Especial". Logo depois do início da cerimônia, a Professora da Univesidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivanildes Fonseca, realizou uma palestra falando da história da importância das mulheres e sua valorização. A professora Ivanildes também é Doutora em Sociologia e Presidente da Organização das Mulheres Negras da Paraíba (BAMIDELÊ).

Dando prosseguimento a sessão, foi apresentado um requerimento da Vereadora Josilda, nele a chefe do legislativo da cidade solicita que a Prefeitura Municipal de Araçagi crie a Secretaria da Mulher. Em seguida a palavra foi facultada para Maria Benício de Pontes, conhecida por todos de Araçagi como Maria Preta, ela falou das conquistas que as mulheres araçagienses conseguiram ao longo do tempo, ressaltando também as dificuldades e lutas que foram enfrentadas até elas chegarem a estas conquistas. Segundo Maria Preta uma das principais vitórias das mulheres de Araçagi, é o fato de a cidade adotar o dia 8 de março como feriado, tornando assim o Dia Internacional da Mulher ainda mais especial para elas.

Vários vereadores de Araçagi também estiveram presentes na "Sessão Especial", eles também aproveitaram a oportunidade para homenagear todas as mulheres. Os Vereadores Eduardo, Beto Mariano, Verônica Alexandrino, William Gonzaga e Jandilson Figueirêdo falaram da emoção de estarem participando da cerimônia, e ao mesmo tempo parabenizaram as mulheres, ressaltando as qualidades de todas as araçagienses.

Quem também esteve marcando presença na solenidade foi o Prefeito de Araçagi, Didi Braz, o mesmo estava acompanhando da primeira dama araçagiense, Ângela Pessoa. Vários secretários da atual administração também compareceram à sessão, todos convidados pela organização do evento.

O vice-prefeito de Araçagi, Melqui, não compareceu à sessão, sua falta foi justificada porque o mesmo encontrava-se fora da cidade, ele estava cuidando da saúde de uma das suas filhas, sendo assim, a vereadora Valquíria, esposa de Melqui, também não esteve presente na solenidade.

A cerimônia continuou com uma apresentação de duas alunas do Projovem Adolescente de Araçagi, elas dançaram uma música bem animada que falava das mulheres.

Logo depois aconteceu a entrega de troféus de honra ao mérito, mulheres de diversos seguimentos da sociedade araçagiense foram homenageadas, tendo em vista os serviços prestados por elas na história da cidade. Em memória da ex-conselheira tutelar de Araçagi, Maria Gomes Barbosa, que era mais conhecida por toda a cidade como Genilza, a organização da sessão resolveu homenageá-la também com um troféu. A ex-conselheira foi covardemente assassinada a facadas em pleno exercício da sua profissão, o crime aconteceu no ano de 2008, na zona rural de Araçagi. Quem recebeu o troféu em memória de Genilza foi a sua eterna amiga, e ex-companheira de trabalho, Maria Celina.

A ex-vereadora Graça Irineu ainda falou representando todas as homenageadas da noite, ela fez questão de lembrar a garra das mulheres de Araçagi. Graça Irineu ressaltou também a participação da mulher no legislativo araçagiense, destacando a sua passagem pela Câmara Municipal e também a passagem de outras suas colegas.

No término da sessão foram sorteados alguns brindes para as mulheres presentes, em seguida foi servido um delicioso lanche para todos os convidados, que ainda ouviram muita música ao vivo.

A "Sessão Especial" além de homenagear o Dia Internacional da Mulher, teve o objetivo de comemorar as conquistas e os avanços da mulher ao longo da história, como também refletir e revisar conceitos e pensamentos em relação à participação da mulher na sociedade, no mercado de trabalho, na política, ou seja, em todas as atividades laborais.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento!




Da Redação
Texto e fotos: Márcio Vandeilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário