NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

• Araçagi

Araçagi surgiu em meados do século XVIII, quando a região servia de pousada para os mercadores e tangerinos de gado que praticavam o comércio entre Mamanguape que na época era conhecida como Monte-Mor, Guarabira e os sertões da então província da Paraíba. Alguns desses mercadores estabeleceram relações de amizade com os índios Guandus e fixaram-se num lugar conhecido como Rio dos Araçás.

A tradição oral conta que um português conhecido como Manoel estabeleceu-se em um lugar denominado de Tainha e lá casou-se com uma mestiça de nome Francisca, conhecida como Dona Chiquinha. O casal teve filhos e deu origem a várias gerações. Presume-se que foi Manoel o doador de uma propriedade situada no povoado Rio dos Araças destinado a Sagrada Família (Jesus, Maria e José). Naquele local surgiu de Araçagi. O termo da palavra é indigena e significa Terra dos Araças, numa alusão a grande quantidade dessa planta frutífera que se mutiplicava, abundantemente as margens do rio.
Em 1870, quando aqui chegou a família Melo, Padre Raulino Ricardo e trabalhadores cheios de boa vonbtade pelo progresso deste povoado, edificaram a primeira casa e o templo, estava assim iniciada a formação do núcleo, um dos mais importantes que integravam o município de Guarabira. Foi o Padre Francelino Coelho Viana que conseguiu melhores recursos e construiu bem juntinho a capela o Lugar Santo.
A Emancipação Política foi conseguida graças aos esforços de três homens ilustres: João Pessoa de Brito, João Felix da Silva e Olivio Câmara Maroja. A emancipação de Araçagi foi obtida graças a Lei Estadual nº 2.147, de 22 de julho de 1959.
 
Geografia
Localizado na microrregião de Guarabira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 17.334 habitantes. Área territorial de 230 km².
Araçagi faz limite com os seguintes municípios: Ao Norte: Duas Estradas, Curral de Cima e Sertãozinho; Ao Sul: Mulungu, Marí, Sapé e Capim; Ao Leste: Cuité, Mamanguape e Itapororoca; Ao Oeste: Guarabira e Pirpirituba.
O município de Araruna, está inserido na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbuergues e Maciços Residuais. A vegetação é de Caatinga Hipoxerófila, com pequenas áreas de Florestas Caducifólia.
O regime climático é quente, com chuvas de inverno. O período chuvoso de ocorre de fevereiro a agosto e a precipitação média anual é da ordem de 750 mm.
Araçagi está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape e tem como principais tributários os rios Mamanguape e Araçagi, além dos riachos: Pau d’Arco, Guandu, da Nascença, Grande, Bananeiras, Tamanduva, Barreiro, da Barra, Salgado e Taumatá, a maioria de regime intermitente. Conta com os os açudes Barriguda, Novo, Morgado e Violeta.
As principais culturas agrícolas são o abacaxi, a mandioca, a cana de açúcar, o milho, o feijão e a fava. Na fruticultura, destaca-se o coco, manga, laranja, limão e mamão.
Na pecuária, a criação de gado bovino, a avicultura e a caprinocultura.
 
Características geográficas
Área 229,722 km²
População 17.839 hab.
Densidade 77,9 hab./km²
Altitude 57 m
Clima Tropical As’


Hino da cidade de Araçagi
Música e Letra: João Galdino da Silva

Salve, salve Araçagi
Linda, terra dos araçás
Onde, viveu a tribu Gi
De onde nasceu o teu nome oficial

Salve, salve Araçagi
Terra boa hospitaleira
Salve, salve Araçagi
Linda cidade brasileira

Deus te salve Araçagi
Terra de amor e luz
Terra de grandes progressos
Abeçoada por Jesus (bis)

Linda Araçagi
Tua beleza é rara
Tu vives de agricultura
E da Agropecuária

Deus te salve Araçagi
Terra de amor e luz
Terra de grandes processos
Abençoada por Jesus (bis)