NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#CulturaViva: Pref. de Guarabira reabre teatro que estava fechado há vários anos



A prefeitura Municipal de Guarabira através da secretaria de Cultura e Turismo entregou na noite deste sábado (03/08) mais um importante equipamento cultural que estava há anos desativado.

Adquirido na década de 80 quando o atual prefeito Zenóbio toscano também administrava a cidade de Guarabira, o teatro Geraldo Alverga Cabral que estava há vários anos fechado, passou por uma total reforma.

Um novo sistema de iluminação, revestimento acústico nas paredes, recuperação do palco, recuperação e instalação de novas poltronas, instalação de piso cerâmico, revitalização das pinturas interna e externa e equipamentos de prevenção de incêndio foram alguns dos itens que deram um tom de completa reestruturação do teatro.

A carência de atividades culturais no município fez com que um grande público comparecesse ao evento e lotasse as dependências do local para prestigiar a peça “Quincas Berro D’água”, encenada pelo grupo “Os Fodidários” da capital do estado, inspirada na obra de Jorge Amado, e que levou diversão a todos os presentes.Ab_teatro02

A solenidade contou com as presenças do deputado federal Ruy Carneiro; da presidente da FUNESC , Lu Maia, da primeira dama e deputada estadual Léa Toscano; do vice-prefeito Zé do Empenho; da poetisa Mariza Alverga; do secretário de Cultura de Guarabira, André Filho; do diretor do Teatro, Alighieri Damião, e de várias personalidades guarabirenses e da região, como a prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão; o bispo diocesano Francisco de Assis Dantas de Lucena, empresários, artistas, juristas, educadores, entre tantos outros.

Lu Maia falou da alegria em poder contribuir com gestores que tomam atitudes de políticas públicas de valorização da cultura e dos artistas, citando como exemplo o prefeito Zenóbio Toscano. A mesma foi responsável por ceder diversos instrumentos para a recuperação do teatro através da Fundação Espaço Cultural.

A mãe do artista que dá nome ao teatro, escritora Mariza Alverga, lembrou emocionada de seu filho e da ligação com a arte, assim como agradeceu ao prefeito Zenóbio por recuperar um espaço tão importante para a cultura da cidade.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zenóbio Toscano disse emocionado da alegria em renovar e colocar em funcionamento o Teatro Geraldo Alverga, espaço que teve a oportunidade de adquirir há trinta anos e depois de todo esse tempo, poder entregá-lo completamente revitalizado. Ele também aproveitou a ocasião para convidar a todos os presentes para participarem da solenidade de reabertura de mais um instrumento cultural de Guarabira: o Museu de Artes Sacras, que acontecerá no próximo dia 16 de agosto. Segundo o gestor, a intenção é recuperar a cultura no município e levá-la a todos, tornando a cidade referência na região.

*Com a Codecom-Gba

Nenhum comentário:

Postar um comentário