NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vara de Mamanguape terá novo processo eletrônico nesta sexta


O Tribunal do Trabalho da Paraíba vai instalar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em Mamanguape nesta sexta-feira, 30. Será a terceira Vara do Trabalho a receber o novo sistema, desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Na última sexta-feira, 23, o PJe-JT foi instalado nas duas Varas do Trabalho de Santa Rita e em 2ª Instância, no TRT, onde passaram a tramitar pelo processo nacional eletrônico os Mandados de Segurança e os recursos oriundos das unidades que receberam o PJe. A solenidade da semana passada teve a presença do ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, João Oreste Dalazen.

As três Varas do Trabalho, duas de Santa Rita e a de Mamanguape têm grandes afinidades e curiosidades em relação ao processo sem papel. As duas unidades de Santa Rita, por exemplo, foram as primeiras no Estado e no Brasil a receberem o processo eletrônico, sistema desenvolvido e adotado pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba no ano de 2008. Agora, as duas são as primeira a migrarem para o sistema nacional desenvolvido pelo CSJT.

A 1ª VT de Santa Rita instalou o sistema em maio de 2008, e a 2ª em agosto do mesmo ano. Na solenidade de instalação da primeira unidade eletrônica estava presente o ministro João Oreste Dalazen, hoje presidente do Tribunal Superior do Trabalho e que esteve na Paraíba para a implantação do sistema nacional.

Outra curiosidade: a Vara do Trabalho de Mamanguape foi a última das 27 unidades da Paraíba a ter o processo eletrônico instalado, fechando o ciclo do processo sem papel na Paraíba, em dezembro de 2010. A solenidade aconteceu na sede do TRT e marcou, na época, a informatização dos processos no tribunal (2ª Instância). A solenidade também teve a presença do ministro João Oreste Dalazen.


Processos aumentam em Santa Rita

As ações trabalhistas protocoladas em Santa Rita tiveram um aumento substancial este ano em relação ao ano passado. Segundo a Secretaria da Corregedoria do Tribunal do Trabalho, em 2011, na 1ª Vara do Trabalho foram protocolados 406 processos e este ano, até o mês de outubro, foram iniciadas 930 ações trabalhistas. Na segunda VT em 2011 foram 404 e este ano 933. Nas duas unidades o aumento de processos foi de cerca de 130%.

Na 1ª Vara do Trabalho de Santa Rita, os litígios trabalhistas mais comuns estão no setor da agropecuária. Este ano, de janeiro a outubro foram iniciados 686 processos. Em segundo lugar vem o setor da indústria da construção civil e mobiliária com 76 ações, seguido do comércio varejista e indústria de alimentação, bebidas e fumo, ambos com 23 ações trabalhistas.

Na 2ª VT o setor de agropecuária também foi o que mais resultou em processos na Justiça do Trabalho. Foram 684 este ano. Os outros setores estão distribuídos da seguinte maneira: indústria da construção civil e mobiliária, 51 processos; comércio varejista, 33; indústria de alimentação, bebidas e fumo, 28 e serviços domésticos, 16 ações.


História

A 1ª Vara do Trabalho de Santa Rita foi criada pela Lei nº 10.770/2003, de 21 de novembro de 2003 (art. 13, inciso I) e instalada no dia 19 de dezembro de 2006 na gestão do então presidente do TRT desembargador Afrânio Melo. A juíza titular desde a instalação é Adriana Sette da Rocha Raposo e o diretor de secretaria Juarez Luis Manfrin.

A 2ª Vara do Trabalho de Santa Rita foi criada pela Lei nº 8.432/92, de 11de junho de 1992 (art.13, letra “a”,inciso Xll) e veio removida da VT de Taperoá, através da RA nº 060/2008, de 04/08/2008 (DJ-e 12/08/2008). Foi instalada no dia 16 de setembro de 2008, na gestão da então presidente desembargadora Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega. O juiz titular desde a instalação é Antônio Eudes Vieira Júnior e o diretor de secretaria Luciano Esmeraldo Guimarães.


Mamanguape

Na Vara do Trabalho de Mamanguape também houve aumento no número de ações protocoladas este ano em relação ao ano passado. Em 2011 foram iniciados 250 processos e este ano, até o mês de outubro, foram 373.

Na VT de Mamanguape, os litígios trabalhistas mais comuns estão no setor da indústria da construção civil e mobiliária. Este ano, de janeiro a outubro foram protocolados 103 processos, seguido do setor agropecuário, com 69; administração pública municipal, 27; Indústria extrativa mineral, 22 e Comércio varejista, com 8 processos.

O município teve a unidade criada com base na Lei nº 8.432, de 11 de junho de 1992 (art. 13, letra “a”, inciso IX) e instalada no dia 06 de abril de 1993. Teve como primeiro juiz titular o ex-presidente do TRT, desembargador Francisco de Assis de Almeida e Silva. Atualmente o juiz titular é José Aírton Pereira e o diretor de secretaria Adelmo Antônio de Albuquerque Souza. Foi inaugurada na gestão do então presidente do TRT, Tarcísio de Miranda Monte.


Tribunais mudarão seus sistemas

No pronunciamento que fez em João Pessoa na última sexta-feira, dia 23, o ministro Dalazen disse que o PJe-JT vai substituir mais de quarenta sistemas existentes em vários tribunais. “Trata-se agora de unificar toda a Justiça no cenário nacional”. O ministro destacou ainda que o Tribunal do Trabalho da Paraíba prestou uma grande contribuição na disseminação da cultura do processo eletrônico. “O Tribunal do Trabalho da Paraíba é pioneiro e de vanguarda e continuará a construir conosco o novo sistema”

Já o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Paulo Maia Filho fez um breve histórico da instalação do Processo Eletrônico paraibano e mostrou que na Paraíba já tramitam mais de 80 mil processos sem papel. Destacou a participação de servidores e magistrados, em especial o desembargador Ubiratan Delgado, disseminador do PJe-JT na região nordeste e o juiz Lindinaldo Marinho, que faz parte do comitê nacional de implantação do PJe-JT. Falou ainda do aproveitamento de ferramentas desenvolvidas no processo eletrônico paraibano a nível nacional, entre eles o unificador de PDF.


Pje-JT nos 24 Regionais

Sob a coordenação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o PJe está sendo implantado, de forma gradativa, nos 24 Regionais Trabalhistas existentes no país. Um dos principais objetivos é unificar todos os sistemas processuais que existem no judiciário brasileiro, cerca de 40, e que não se comunicam entre si.

O PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema, assim como o acompanhamento do processo durante todas as suas fases, via internet. Foi desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e diversos tribunais brasileiros.

Da redação
Com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário