Ele recebeu à tarde no Palácio da Redenção representantes da DTA Engenharia Ltda, de São Paulo – mesma empresa contratada no governo José Maranhão para realizar estudos que viabilizassem o porto.
Projeto do porto de águas profundas
Criticado por Coutinho na campanha eleitoral, a reunião de hoje sinaliza que o governador mudou de idéia e pode vir a trabalhar para a implantação do porto, considerado por vários segmentos produtivos paraibanos como o mais importante projeto estruturante do Estado.
Inicialmente projetado para Lucena e na seqüência remodelado para Mataraca, o porto paraibano sofreu seu principal revés com o anúncio de uma unidade similar em Pernambuco – resvalando também no Governo, acusado de negligenciar o projeto.
Águas e investimentos profundos
De acordo com as projeções feitas ainda no governo Maranhão, o porto demandará investimento estimado da ordem de R$ 3 bilhões.
Os recursos viabilizarão um equipamento com calado de 17 metros (o que o transformaria em um dos mais profundos da região), possibilitando a atracagem de navios de grande porte (navios que transportam 70 toneladas exigem calado de 13 metros), e também a construção de uma retroárea capaz de escoar produtos da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário