NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Se a “PEC 300” da Paraíba for ilegal, Maranhão deve responder judicialmente

Ricardo:
Ricardo: "Tudo o que for legal será pago"

Para Ricardo Coutinho, o tema da “PEC 300” é uma encruzilhada. Para José Maranhão, deveria ser um agravante penal.
 
A lei foi sancionada e todos os policiais, os que votaram contra ou a favor do governador eleito, esperam que ela seja cumprida à risca.
 
 O problema é que ela foi feita sem o mínimo de responsabilidade fiscal e legal, segundo aponta parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado, em razão da ausência de dotação orçamentária, além das implicações com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Como não há crime sem criminoso, a meu ver, o governador José Maranhão não poderia sair ileso desse debate, como se tivesse feito o bem da história.
 
Ora, sendo ilegal, sendo irresponsabilidade com o erário, sendo eleitoreira, assim como apontam as primeiras análises sobre o tema, Maranhão teria que pagar, civil e penalmente, por impor ao Estado uma situação além de suas possibilidades.
 
É são o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado que devem promover essa campanha. Uma cruzada contra a bondade sem respaldo legal. Compensação sem dotação orçamentária.
 
É claro que o policial merece aumento. Merece muito mais do que foi aprovado na Assembleia. Assim como merecem os professores, os médicos, os engenheiros, enfim, todo o quadro de servidores do Estado. Mas a questão não é merecer. É poder.
 
Dizer que não dá pra fazer é apenas um passo nessa discussão. É preciso impor ao gestor que provocou a eventual ilegalidade as sanções da lei. Brincar com a esperança alheia, usando como atalho o drible à lei, é um exercício pra lá de maquiavélico.
 
 
Luís Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário