NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Na Paraíba não há fila de espera para transplante de córnea

A Paraíba está entre os estados brasileiros onde não há fila de espera para efetuar transplante de córnea, segundo informações do site Cooperativismo.org, de acordo com levantamente feito pelo portal Sis Saúde.

A boa notícia vem acompanhada do indicativo de que o Brasil deve expandir serviços de transplantes, mas para isso terá que investir em capacitação, já que os procedimentos de transplante são altamente complexos e exigem tecnologia humana e de equipamentos.

O Brasil tem a meta de atingir, em 2017, uma taxa de 17 doadores a cada milhão de habitantes. No entanto, os esforços nessa área devem ser redobrados, pois, para o transplante de órgãos aumentar no Brasil, é essencial fortalecer quatro pilares, responsáveis pela sustentação do processo de doação para o transplante: legislação, financiamento, organização e educação.

As medidas legais incluem a implementação de um sistema de registro de doadores voluntários e a prevenção de qualquer forma de comércio através de um maior controle sobre os transplantes de doadores vivos não parentes e proibição de transplantes com doadores falecidos que eram estrangeiros não-residentes no país, afirmam os pesquisadores.

No que diz respeito às medidas financeiras, os ajustes do financiamento disponível para a colheita de órgãos e transplante precisam ser feitas, a fim de incluir novos medicamentos. Entre as medidas organizacionais, são consideradas vitais as de treinamento e motivação para médicos intensivistas e neurologistas, para um correto diagnóstico de morte encefálica e, consequentemente, manutenção de potenciais doadores.

Os hospitais também precisam ser mais bem equipados, através da compra de equipamentos, formação de coordenadores hospitalares de transplante e com a formação de equipes para captação de órgãos e transplante, disponível 24.

Do brejo.com, com Correio e cooperativismo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário