NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Serraria tem Nando Cordel, cavalgadas, visitas aos engenhos, no Caminhos do Frio

197ed7d1d0187d33a259786fb151bc87673
A Rota Cultural Caminhos do Frio segue para a cidade de Serraria, nesta segunda-feira (5). A programação, que vai até o domingo, dia 11, com o tema “Natureza, Seresta e Engenhos” oferece cavalgadas, trilhas ecológicas, visitas aos engenhos, oficinas de desenho, pintura e de gastronomia com degustação, forró pé de serra, e tem como ponto alto o show de Nando Cordel, no dia 9 de agosto, na Praça Antonio Bento. O evento conta com apoio do Governo da Paraíba e é promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano.
Natureza e engenhos – Na área rural da região do Brejo da Paraíba existem vários engenhos que estão revitalizados e incluídos nos roteiros turísticos. Logo no primeiro dia da rota, alunos das escolas públicas terão oportunidade de visitar dois dos mais tradicionais engenhos da cidade – Laranjeiras e Martiniano. Uma oportunidade ímpar para conhecer parte da história do ciclo da cana-de-açúcar.
Marcas da história – O Engenho Martiniano, cujo casario (da década de 1920) está em ótimas condições, produz a cachaça “Cobiçada”, que pode ser degustada à vontade nas versões prata e ouro (envelhecida). Os turistas podem adquirir o produto no local também. Já o engenho Laranjeiras, não está em atividade, mas disponibiliza toda estrutura para que se possa ter uma ideia de como funcionava a produção de rapadura, mel, aguardente e açúcar mascavo. A casa grande segue a linha Art Nouveau, uma das poucas com esse estilo no Brejo paraibano.
O local atualmente funciona como pousada e é estratégico para quem quer conhecer outras cidades da rota cultural Caminhos do Frio, pois a mesma está localizada a 13km de Bananeiras, 60km de Areia, 10 km da Cachoeira do Roncador, 55km da Pedra da Boca (Araruna), 30km da Estátua do Frei Damião (Guarabira) e 20km do Santuário de Padre Ibiapina (Solânea).
Serraria fica a 600 metros acima do nível do mar e possui mais de 6 mil habitantes, segundo o IBGE (2012). Outros atrativos turísticos são os engenhos Baixa Verde, Mata do Grilo e Pedra da Furna. O município, que fica a 123 quilômetros de João Pessoa, é um convite ao turismo. O visitante pode contar com excelentes opções de cardápio regional, banhos de bica, passeios a cavalo, visitas casas de farinha, reserva de Mata Atlântica. Além de folguedos populares.
Outras informações podem ser obtidas através do blog www.caminhosdofrio.blogspot.com.

por Michele Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário