NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Donos de veículos com placa final zero podem efetuar pagamento do IPVA com desconto até sexta-feira


1331745921ipva2009
Os proprietários de veículos, com placa final zero, deverão antecipar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até a próxima sexta-feira (30) como forma de garantir o desconto de 10% na cota única e, ainda, evitar multa e juros de mora, caso o pagamento seja efetuado posteriormente.
Como o último dia do mês (31 de agosto) cai no sábado, a data limite do pagamento do tributo será até o último dia útil de cada mês. Nesse caso de agosto dia 30. Essa regra, prevista na atual legislação do IPVA, vem sendo cumprida desde 1º de janeiro deste ano, quando a Receita Estadual adotou a Selic como a taxa de correção dos tributos estaduais. Além perder o desconto de 10%, o contribuinte que postergar o pagamento da cota única ou da parcela em curso terá acréscimos da taxa Selic de 1% sobre o valor do IPVA mais 0,33% de juros de mora ao dia, com limite de até 20%.
Segundo dados estatísticos do Detran-PB, mais de mais de 101 mil veículos entre carros de passeios, comerciais leves (pick-up), motos, ônibus e caminhões têm final de placa 0 na Paraíba. O volume de unidades representa 10,85% da frota atual do Estado (937,3 mil).
Termina também no dia 31 de agosto, o vencimento das parcelas dos veículos com finais de placas 8 e 9. Para quem dividiu em três vezes, os proprietários da placa final 8 deverão quitar a terceira e última parcela do IPVA, enquanto os veículos da placa 9 vão efetuar a segunda parcela das três existentes.
ISENTOS – Já os proprietários que estão dentro dos critérios de isenção do IPVA como os portadores de deficiência, taxistas, moto agrícola, transporte escolar com até 16 passageiros precisam comprovar os requisitos para terem direito à isenção. Até o dia 30 de agosto, será a data limite para os proprietários com placa final 8. Eles já haviam solicitado a isenção do imposto no ano passado, mas precisam, agora, apresentar a documentação para garantir o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário