NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

terça-feira, 16 de julho de 2013

Padres Italianos visitam Assentamento Santa Lúcia em Araçagi


Nas festividades alusivas aos 17 anos de fundação do Assentamento Santa Lúcia, a comunidade recebeu a visita ilustre de 02 padres italianos que estão visitando a região do Brejo paraibano.

Acompanhado do Monsenhor Luís Pescarmona, que também é natural da Itália, os respectivos sacerdotes participaram da celebração eucarística na noite da última sexta-feira (12) na igreja de Santa Luzia. A Santa missa realizada foi presidida pelo Padre Bosco, pároco da cidade de Araçagi. O ato litúrgica fez parte da programação religiosa para celebrar a conquista da antiga fazenda de propriedade do senhor Walter Maroja. 

Durante a homilia, que foi feita pelo Padre Luis, o mesmo destacou a luta dos trabalhadores para ter direito a terra e como a luta é necessária para a conquista dos direitos; direito a vida, a terra, a água, entre outros. O Monsenhor relembrou fatos da vida que marcaram a comunidade.

A fazenda Santa Lúcia, como assim era conhecida, foi desapropriada em 12 de julho de 1996, através do INCRA, instituto do governo Federal, que atende as questões agrárias. Na oportunidade, foram assentados cerca de 100 famílias, que atualmente continuam a viver na comunidade. A desapropriação da fazenda se dera através de uma grande luta, onde contou com a presença do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Araçagi, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Igreja Católica e os moradores da então fazenda.

Além dos sacerdotes, centenas de pessoas participaram da celebração, vindas de vários lugares.




Portaltainha.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário