NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vice-governador visita Praia de Coqueirinho em Marcação e declara: “estou encantado”


O vice-governador da Paraíba, Romulo Gouveia (PSD), visitou na última terça-feira 22, pela primeira vez, a Praia de Coqueirinho do norte, por ocasião do I Seminário Socio Ambiental de Marcação, organizado pela Prefeitura local.
Romulo Gouveia parabenizou o prefeito da cidade, Adriano Barreto, pela iniciativa e a preocupação com a sustentabilidade. Ele considerou que esta é uma área que deve ser preservada.
“Tanto as comunidades indígenas como a Prefeitura quer a visitação nessa região, mas, que seja um turismo com sustentabilidade, se não houver esse tipo de postura, daqui a mais um tempo não iremos conseguir manter o que temos aqui. O turismo é uma grande indústria, desde que haja a preservação”, declarou o vice-governador.
Pela primeira vez visitando a antiga Praia habitada pelos indígenas, Gouveia disse que se encantou pelo lugar e fez um convite: “quem não conhece, vale apena conhecer”.

 
Já o prefeito Adriano Barreto, em contato com a reportagem do PBVale, ressaltou que hoje, naquela comunidade, há problemas de impacto ambiental tais como: acúmulo de lixo (principalmente trazidos por veraneio turista), desmatamento vegetação nativa, e construção desordenada.
Segundo o gestor, isso vem gerando um desequilíbrio presente e futuro. “Até então seria uma praia de difícil acesso e consequentemente não tínhamos esses problemas anteriormente, antes da estrada ter sido inaugurada pouco mais de um ano”, afirmou.
E acrescentou: “Praia de coqueirinho como foi explicado e debatido no Seminário, faz parte da APA área de proteção ambiental, como também reserva indígena potiguara e, juntamente com a população local e a prefeitura de Marcação tomamos a iniciativa de realizar aquele Seminário como forma de conscientização juntamente com a louvável participação e contribuição de órgãos tão importantes e atuantes na área, tais como; SUDEMA, APA, FUNAI, PROCURADORIA FEDERAL, MEIO AMBIENTE, UFPB - DEPARTAMENTO DO CURSO DE ECOLOGIA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE MARCAÇÃO. Enfim, educadores, associações, comunidade local e representantes públicos políticos tais como, o vice -governador Rômulo Gouveia, Presidente da Federação dos Municípios Buba Germano, e vereadores da cidade. Todos juntos num objetivo comum: A preservação e o cuidado, conscientização com a participação de todos sobre o bem estar comunitário da população de coqueirinho o qual hoje ainda é um reduto de tartarugas, peixe boi marinho e outra espécies, como também a vegetação nativa a ser preservada”.
Por Felipe França
PBVale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário