NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

domingo, 20 de novembro de 2011

Poço da Chevron continua vazando, diz Agência Nacional de Petróleo


O vazamento de petróleo no poço da Chevron ainda não cessou em alguns pontos, informou a Agência Nacional de Petróleo, neste domingo (ANP). A avaliação é baseada na análise de imagens submarinas captadas pelo ROV (sigla em inglês para veículo operado remotamente) no sábado e informações da Marinha, que monitorou 400 metros de fissura nesta manhã. A mancha de óleo continua se afastando da costa.
Técnicos da ANP embarcaram neste domingo na plataforma para acompanhar as atividades de abandono do poço e coletar mais dados sobre o acidente. No sábado, eles estiveram na Chevron para verificar o reservatório e o cumprimento do Programa de Perfuração de Poços pela empresa americana. A expectativa da agência reguladora é que as cinco etapas de cimentação do poço sejam concluídas pela Chevron na semana que vem. A empresa deve terminar neste fim de semana o corte da coluna do poço, que receberia em seguida um colchão de lama e outra camada de cimento.
A Marinha informou que devido ao mau tempo em Macaé na manhã deste domingo, não foi possível sobrevoar o local do acidente na plataforma operada pela norte-americana Chevron. O helicóptero com técnicos da própria Marinha, Ibama e ANP chegou a decolar hoje cedo mas não conseguiu alcançar a mancha. O Campo de Frade, onde ocorreu o vazamento de petróleo, fica a 370 quilômetros a nordeste do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos. Um novo sobrevoo com técnicos da Marinha, Ibama e ANP deve ser realizado entre amanhã e terça-feira para analisar o andamento das operações de contenção da saída do óleo.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário