Os votos que elegeram o ex-governador Cássio Cunha Lima foram totalizados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Agora o resultado vai ser submetido a apreciação no pleno do TRE e uma vez aprovado, o Tribunal vai fazer a diplomação do tucano, que foi o mais votado nas eleições de três de outubro do ano passado para o Senado Federal na Paraíba, com um milhão, quatro mil e 183 votos.
O documento que oficializou a votação foi emitido pela Comissão Eleitoral do TRE às 17h04 minutos, já que no dia da eleição ano passado, os votos dele não foram computados na disputa para o Senado.
De acordo com o Tribunal, Cássio Cunha Lima da Coligação PDT, PTN, PPS, Dem, PTC, PSB, PV, PRP e PSDB, foi o mais votado com um milhão, quatro mil e 183 votos, o que equivale a 29 por cento dos votos validos e 22,49 por cento dos votos computados para senador.
O segundo mais votado foi o senador Vital do Rêgo Filho, da Coligação PRB, PP, PT, PTB, PMDB, PSL, PSC, PR, PHS, PMN, PC do B e PT do B, com 869 mil e 501 votos, o que equivale a 25,11 por cento dos votos validos e 19,48 por cento dos votos computados.
O senador Wilson Santiago que havia sido diplomado e havia tomado posse no Senado, teve 820 mil e 653 votos. Ele permaneceu no Senado até a quarta-feira da semana passada, quando o Ministro Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal, determinou que Cássio Cunha Lima fosse diplomado e empossado como novo senador pela Paraíba.
A diplomação de Cássio Cunha Lima deve acontecer na tarde desta terça-feira (dia 25), quando a nova totalização vai ser analisada e aprovada pelo Pleno da Corte eleitoral e em seguida é feita a diplomação.
redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário