NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oposição fica com presidência e relatoria da CPI; situação deixa plenário

O Deputado André Gadelha (PMDB) foi eleito presidente da CPI dos Outdoors, instalada na tarde desta quinta-feira (06), na Assembléia Legislativa da Paraíba. O vice-presidente será o deputado Frei Anastácio (PT) e a relatora a deputada Daniela Ribeiro (PP). Assim, a oposição ficou com todos os cargos da Comissão.
Já a situação denunciou manobra dos oposicionistas e deixou o plenário da AL antes da composição da CPI, ficando sem nenhum cargo. A instalação da CPI estava prevista para as 15h00, mas só aconteceu depois das 16h00.
Os deputados da situação Tião Gomes (PSL), membro titular, e João Gonçalves (PSDB), suplente, deixaram a sessão alegando que a oposição queria ficar com todos os cargos. Tião explicou que é praxe em toda Casa Legislativa do Brasil que os principais cargos das CPI’s (presidência e relatoria) fiquem um com a situação e outro com a oposição.
“Queríamos uma CPI democrática, mas a oposição quer todos os cargos. Se não for um cargo importante para cada bancada a gente não participa”, disse Tião, antes de deixar o plenário da AL.
Após a saida da situação, os deputados da bancada da oposição Frei Anastácio (PT), Gervásio Filho (PMDB), Daniela Ribeiro (PP) e André Gadelha (PMDB) instaram a instalação da CPI. Os trabalhos foram iniciados por Frei Anastácio. Depois, Gervásio Filho, primeiro secretário da sessão, deu início a votação que escolheu o presidente André e o vice Anastácio.
Após eleito presidente, André escolheu Daniela para ser a relatora da comissão. O presidente explicou que o regimento interno da Casa de Epitácio Pessoa determina que a Comissão pode ser instalado com quatro membros da CPI, o que representa mais de 50% do total de sete membros titulares.
André também negou que tenha ocorrido algum tipo de manobra. Inclusive, disse que a bancada da oposição já tinha decido “indicar algum membro da situação como relator, mas como eles abandonaram a sessão, Daniela Ribeiro foi a escolhida”.
“Quero que seja colocado na ata que íamos escolher um membro da situação como relator, mas como eles não tem interesse em apurar a verdade dos fatos se retiraram da sessão”, disse.
O presidente também agradeceu aos colegas a escolha do seu nome para comandar os trabalhos e disse que “a CPI vai buscar a verdade, por respeito ao poder Legislativo”.
“Vamos descobrir quem esta por traz desta brincadeira, de tentar denegrir nossa imagem e acabar com nossa história política”, declarou.
André anunciou que na próxima semana segunda serão realizadas as primeiras reuniões da Comissão. “Primeiro, as 13h00, haverá uma reunião interna e as 15h00 outra aberta ao público, onde já iremos deliberar sobre os primeiros procedimentos da investigação”, explicou.

Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário