Acontece no próximo domingo, 28/08, a 11ª Cavalgada de Alagoa Grande. O evento, que encerra o roteiro turístico “Caminhos do Frio” Rota Cultural 2011 e o “Festival de Artes Jackson do Pandeiro”, é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande (SPRAG), com o apoio de, entre outros, o Sistema FAEPA/SENAR-PB, Sebrae e o Governo do Estado.
Com o tema “Passeio ao Passado”, a cavalgada, que vem acontecendo desde 1997, já realizou rotas com os temas “Rota do Leite”, “Rota dos Engenhos” e “Rota do Quilombo – Caiana dos Crioulos”, pretende agora promover rotas culturais, resgatando histórias de pessoas que engrandeceram o município, como o homenageado desta edição o ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello.
A cavalgada começa o seu roteiro às 9 h no Parque de Vaquejada Santa Terezinha, seguindo em direção ao centro da cidade para uma homenagem ao ministro, e prevê um percurso por ruas como a “7 de setembro”, “13 de maio” e “Presidente João Pessoa” e a visita a antigos engenhos, como o “Serra Grande”, “Do Meio” e “Mundaú”. Na programação, também estão previstos a realização de uma feijoada, bingo de uma garrota da raça Girolando, leilões de animais, sorteios de prêmios e trio de forró pé de serra.
As inscrições para a 11ª Cavalgada de Alagoa Grande podem ser feitas na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande, onde será entregue o kit cavalgada (camisa, boné, mochila para colocar o lixo ecológico, vale café da manhã, vale feijoada e uma cartela de bingo), ou realizadas no dia do passeio, na portaria do Parque de Vaquejada Santa Terezinha.
Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello
Além de ministro, Oswaldo Trigueiro foi advogado, jurista, diplomata e político brasileiro. Nascido em Alagoa Grande, em 02 de janeiro de 1905, filho do agropecuarista Francisco Luiz de Albuquerque Melo e de D. América Trigueiro de Melo. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Recife, em 1924, com outros renomados intelectuais paraibanos, como José Lins do Rêgo, Abdon Soares de Miranda e Argemiro de Figueiredo.
Oswaldo Trigueiro começou a sua vida profissional como promotor público da Comarca de Teófilo Ottoni, em Minas Gerais. Ele foi doutor em Ciência Política pela Universidade de Michigan (EUA), e exerceu os cargos de prefeito de João Pessoa, Governador do Estado, Deputado Federal, Ministro do Superior Tribunal Eleitoral, Procurador Geral da República, Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, Embaixador do Brasil na República da Indonésia e membro da Academia Paraibana de Letras.
Escreveu os livros: “A Paraíba na primeira República”, “A política do meu tempo”, “O regime dos Estados Unidos na união americana”, “A descentralização estadual” e “Galeria paraibana”, além de publicar diversos trabalhos jurídicos em revistas especializadas.
Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário