NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bombeiros de Guarabira realizam reunião sobre defesa civil

Na tarde desta segunda (23) foi realizado, no auditório do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Guarabira, um seminário sobre Defesa Civil reunindo diversas autoridades. Entre elas estavam o Capitão Jarbas Fabiano Souza Lira, representando o 4º BPM; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do estado, Coronel Jair Carneiro de Barros; a comandante do 3º BBM, Capitã Jousilene de Sales; e o palestrante Coronel José Walber Rufino, Coordenador da Defesa Civil do Estado da Paraíba. Além de coordenadores de defesa civil e secretários de diversas cidades da região. E apenas os prefeitos de Cuitegí, Ednaldo Paulo Lino, e de Pilões, Félix Antônio, compareceram a reunião.
 
De início a Capitã Jousilene fez um balanço das principais ocorrências solucionadas sob sua responsabilidade pelo batalhão de Guarabira. Como exemplos citados pela capitã estavam inundações, desabamentos, desobstrução de galerias em enchentes, rompimento de barragem, e vistorias realizadas em cidades como Gurinhém, Juarez Távora, Pilões, entre outras. Também foi relatado o efetivo e aparelhagem técnica de uso da corporação.


De acordo com a Capitã Jousilene, o número de ocorrências vem diminuindo devido às ações de prevenção feitas pelo batalhão como no caso da Operação Arca de Noé, onde foi feito trabalhos de divulgação em áreas de risco. E agora a tendência é ter cada vez mais agilidade em situações de socorro devido à instalação do Curso de Busca e Resgate em Deslizamentos.
Já o Coronel José Walber fez conceituações acerca da defesa civil assim como funciona a estrutura hierárquica do setor. Em seu pronunciamento ele recomendou enfaticamente aos responsáveis pela defesa civil nas prefeituras, que façam o mapeamento das áreas de risco dos seus respectivos territórios municipais, inclusive, na intenção de conseguir recursos junto ao Ministério da Integração Nacional.
Segundo o coronel, num momento de atuação da defesa, todos os setores da sociedade têm que agir em harmonia. E citou como exemplo, os agentes de saúde das comunidades que são de fundamental importância nas operações por serem os que mais conhecem os moradores de áreas afetadas.

 
Ele explicou que a defesa civil não atua apenas em momentos de enchentes e deslizamentos, mas também em períodos de seca e nas políticas de prevenção. José Walber demonstrou em gráficos análises dos últimos anos na Paraíba com relação a períodos de secas, enxurradas, decretos de estado e emergência entre outras ocorrências. Porém, disse não acreditar nos números, pois muitos casos não são registrados, a exemplo de cidades que nunca tiveram ocorrências, o que é de se estranhar.
Referindo-se ao balanço apresentado pela Capitã Jousilene, o Coronel teceu críticas sobre algumas das ações, argumentando que as mesmas não eram de responsabilidade dos bombeiros e sim dos órgãos municipais.
De modo geral, todos que se pronunciaram defenderam o trabalho de educação, divulgando e preparando a população, principalmente em casos de acidentes naturais, no sentido de mostrar como agir e a quem se deve procurar nos momentos de socorro.


Mais informações:
Coronel José Walber Rufino, Coordenador Estadual da Defesa Civil:  coronel.rufino@gmail.com
Capitã Jousilene, Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares: jousimendes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário