NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

sábado, 16 de outubro de 2010

Polícia acha troféu de invasão do tráfico em morro do Rio


Policial do Bope segura troféu encontrado no Morro dos Macacos. Foto: Alessandro Costa /O Dia
Policial do Bope segura troféu encontrado no Morro dos Macacos


Homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, encontraram nesta sexta-feira, no morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, um troféu com uma mensagem alusiva à confrontos entre traficantes. A peça tinha a inscrição "Vice-campeão Torneio de 1 ano da tomada da Mineira. L. L. L.".
De acordo com informações da Polícia Militar, o recolhimento do objeto não foi considerado apreensão e o troféu apenas foi entregue na delegacia. A tropa de elite da PM ocupou a comunidade para a instalação da 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado.
Nesta sexta, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, e o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, hastearam as bandeiras do Brasil e da tropa de elite da PM, no morro. Durante a cerimônia, crianças da comunidade pediram para brincar do veículo blindado da PM, o caveirão, e foram atendidas. Beltrame, que pela primeira vez participou do hasteamento numa base de UPP, disse que a unidade no Macacos é a melhor resposta que Estado podia dar à sociedade e ao tráfico local. No local, um helicóptero da PM foi derrubado por traficantes há um ano. Na ocasião, três militares morreram.
Indagado sobre a migração de bandidos que saem de favelas com UPPs, Beltrame citou números. "De agosto de 2009 a agosto de 2010, as polícias prenderam 286 pessoas em favelas com UPPs. Isso mostra que os líderes de quadrilhas fogem, mas ainda ficam bandidos. E eles estão sendo presos. Essa movimentação dos líderes é importante, pois deixa as quadrilhas vulneráveis. A UPP tem mais pontos positivos que negativos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário