NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Enem será aplicado em 42 cidades da Paraíba para 94,9 mil pessoas

Na reta final para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que a prova será aplicada em 42 municípios paraibanos. A prova será aplicada nos dias 6 e 7 de novembro para 4,6 milhões de estudantes em todo o país, sendo que no Estado 94,9 mil pessoas participam do exame.
Segundo o Inep, os estudantes paraibanos devem ficar atentos ao horário de início da prova. A prova começa às 12h, segundo o horário local. O estudante deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos na Paraíba às 11h e fechados às 11h55, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.
Os estudantes inscritos no Enem começaram a receber o cartão de confirmação de inscrição, onde está descrito o local de prova, no início do mês, mas o prazo final para entrega prossegue até o dia 25 de outubro. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, quem não receber o cartão de inscrição poderá conferir o local de prova no endereço eletrônico do Inep (www.enem.inep.gov.br) ou ligar para o Fala Brasil através do 0800-6161-61.
A participação no Enem é voluntária e o aluno que não fizer a prova não sofre nenhuma sanção. Mas os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas através do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU).
Atualmente, 59 instituições participaram do Sisu, e usarão a nota do Enem de 2010 em seus processos seletivos, segundo o Ministério da Educação. Do total, 35 usarão o exame como única forma de avaliação, sendo que 15 delas terão o uso restrito para parte das vagas ou para alguns cursos.
Na Universidade Federal da Paraíba, este ano, 10% do total de vagas, cerca de 700 vagas, foram reservadas para preenchimento a partir da nota do Enem. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) a nota é utilizada como critério de seleção.
A nota obtida no exame também pode ser utilizada para participar do ProUni, programa do governo federal que fornece bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituições privadas de ensino, a candidatos que atendam às exigências socioeconômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário