NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Em Aparecida fiéis esperam 50 minutos para tocar imagem da padroeira do Brasil

Pelo menos 330 mil fiéis devem visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida no feriado. Foto: Leo Pinheiro/Futura Press
Pelo menos 330 mil fiéis devem pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida no feriado

O santuário nacional dedicado à padroeira do Brasil, localizado no município de Aparecida, a 168 km da capital paulista, recebe turistas e fiéis de todo País. Os eventos religiosos começaram nos primeiros minutos desta terça-feira: à meia-noite os romeiros já participavam de orações em homenagem à santa. Os fiéis chegam a esperar 50 minutos para tocar na imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica no altar principal da basílica.

Segundo o prefeito de igreja do Santuário Nacional, Irmão Viveiros, as festividades não têm hora para acabar. "Às 15h30 começa a procissão solene dos romeiros. Esta caminhada pela cidade termina com um show do cantor Fábio de Mello e depois um show pirotécnico", diz o sacerdote. Cerca 180 mil fiéis de todo o País e do mundo são esperados até hoje em Aparecida, entretanto o prefeito de igreja do santuário garante que o movimento não acaba nesta terça-feira.
Irmão Viveiros afirma que no próximo fim de semana a presença dos romeiros pode ser ainda maior. "Muitas pessoas não vão à Aparecida no dia 12 porque a movimentação é muito intensa. Eles fogem do feriado e visitam a basílica no final de semana quando encontram um movimento intenso", explica o páraco. Ainda na manhã de hoje, o presidenciável José Serra, do PSDB, é aguardado na missa das 10h. O governador tucano eleito Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) também confirmaram presença.
Ontem Dilma Rousseff (PT), participou da celebração das 9h. A candidata foi acompanhada pelo deputado federal eleito Gabriel Chalita, do PSB, o segundo mais votado no Estado. Chalita tem atuado neste segundo turno como interlocutor de Dilma junto aos movimentos religiosos. O prefeito de igreja, Irmão Viveiros, prefeito de igreja, afirma que a visita dos candidatos não preocupa a segurança do Santuário. "A gente faz uma proteção para que os romeiros não atrapalhem as autoridades, pois elas não vieram à basílica para discursar e sim para rezar", afirma. As visitas dos presidenciáveis ao Santuário Nacional de Aparecida acontecem em meio à polêmica que envolve o apoio dos eleitores cristãos no segundo turno.
Na principal estrada de acesso a Aparecida, a Via Dutra, um esquema de atendimento a motoristas também foi montado para o feriado. A CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia, informou que 11 colaboradores e oito veículos de apoio estarão posicionados perto da basílica. Segundo a concessionária, o maior movimento de ônibus de romeiros deve ocorrer nesta terça-feira , entre as 2h e as 9h, e também após as 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário