NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Deputado Raniery Paulino reafirma compromisso com Prefeito Onildinho de Araçagi


"Foto = Dep. Raniery Paulino, Prefeito Onildinho e Dr. Ivo"
O Deputado Estadual Raniery Paulino participou no último final de semana do 10º Torneio de Futebol na Agrovila Tainha, realizado na cidade de Araçagi. O evento coordenado pelo desportista João Guilherme, que contou com a presença do Prefeito Onildinho, Dr. Ivo, pré-candidatos a vereadores, lideranças e correligionário.

Raniery aproveitou o evento para reafirmar o compromisso que tem com a cidade de Araçagi e com grupo do Prefeito Onildinho. Em seu discurso, o deputado convocou a militância a ganharem as ruas a partir no período da campanha eleitoral, no sentido de garantir a vitória e, reforçou o convite para este sábado dia 30, quando serão realizadas as convenções do PRB, PMDB, PTB, PMN e demais partidos aliados do grupo da situação.


O Prefeito Onildinho, avaliou como positiva a presença do Deputado Raniery Paulino ao evento e agradeceu as manifestações de apoio ao projeto do grupo para 2012, para que possa dar continuidade ao programa de crescimento e desenvolvido na gestão municipal, aumentando a responsabilidade diante do povo araçagiense. 

Para o Deputado Raniery Paulino, a gestão do Prefeito Onildinho se destaca com ações que levam o município de Araçagi ao crescimento. Na opinião do parlamentar, o projeto de reeleição do Prefeito Onildinho (PRB) tendo como vice Dr. Ivo (PMDB), “traduz o sentimento da cidade em seguir na rota do desenvolvimento”.

Da redação.

Veja lista de políticos da região considerados “Fichas Sujas” pelo TCE

Veja lista de políticos da região considerados “Fichas Sujas” pelo TCE
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba enviou ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado a lista contendo os nomes de todos os ex-gestores de Câmaras, Prefeituras e Administrações Indiretas que tiveram pareceres contrários emitidos pelo órgão em relação as suas prestações de contas.
O nordeste1 fez um levantamento dos políticos da região do brejo e curimataú que tiveram contas reprovadas pelo TCE-PB, dentre os nomes, há diversos políticos que, inclusive, planejam disputar as eleições desse ano.
É válido ressaltar que alguns pareceres a favor ou contrários emitidos pelo TCE em relação a prestação de contas de alguns gestores foram derrubados por algumas Câmaras Municipais.
Veja lista contendo nome, exercício financeiro que teve parecer contrário pelo TCE e o respectivo município.
O TRE ainda não se manifestou em relação a lista.

PREFEITURAS
- Alagoinha
Durval Barbosa da Silva (2004)
Marcus Antonius Lira Beltrão (2006 a 2008)
- Araçagi
Maria Licar de Andrade Pereira Monteiro (2004)
José Alexandrino Primo (2006)
- Arara
José Ibiapina Soares do Nascimento (2002/2004)
- Araruna
Maura Targino Oliveira (2004)
Availdo Luis de Alcântara Azevedo (2006/2008)
- Belém
Tarcísio Marcelo Barbosa de Lima (2001 a 2004)
Roberto Flávio Guedes Barbosa (2005)
- Borborema
José da Costa Maranhão (2003 e 2004)
- Cacimba de Dentro
Edmilson Gomes de Souza (2002 a 2004)
Clidenor José da Silva (2005/2007/2008)
- Caiçara
Luis Gonzaga de Carvalho (2003/2004)
- Gurinhém
José Úrçulo Ribeiro Coutinho (2002/2004)
Claudino César Freire (2005 a 2009)
- Jacaraú
Maria Cristina da Silva (2005/2007/2008)
- Lagoa de Dentro
João Pedro da Silva (2004)
José Edson da Costa Silva (2007/2008)
- Mari
Marcos Aurélio Martins de Paiva (2004)
- Mulungú
Antônio José da Silva (2000)
Achilles Leal Filho (2003/2004)
José Leonel de Moura (2005/2006/2007/2010)
- Pilões
Iremar Flor de Souza (2004)
- Pirpirituba
Humberto Manoel de Freitas (2004)
Josivalda Matias de Souza (2005 a 2008)
- Sapé
João Carneiro Carmélio Filho (2000)
José Feliciano Filho (2002 a 2004)
Maria Luiza do Nascimento Silva (2005 a 2008)
- Serra da Raiz
Adailma Fernandes da Silva (2001/2003 a 2008)
- Serraria
João de Deus Ferreira da Silva (2003/2004)
Maria de Lourdes Silva Bernadino (2005)
- Solânea
Sebastião Alberto Cândido da Cruz (2002/2005)
CÂMARAS
- Alagoinha
Adelson Batista de Melo (2003)
Horácio Newton de A. Montenegro (2007/2008)
- Araçagi
Maria da Graça de Andrade França (2005/2006)
- Belém
Adjerson Fernandes da Silva (2005/2006)
- Borborema
Mazureyk Costa de Lima (2004)
- Cuitegi
Renata Ribeiro dos Santos (2005)
Pedro Correia dos Santos (2007/2008)
- Gurinhem
João Pergentino Régis (2005)
- Lagoa de Dentro
José Edson Silva (2006)
- Pilões
José Lenilton Pereira da Silva (2004)
Antônio Felix Ferreira (2007)
José Lourenço da Silva Filho (2009)
- Pilõezinhos
João Fernandes da Silva (2005/2006)
- Serra da Raiz
Manoel Wilson Massau da Rocha (2002)
Antônio Macolino da Silva (2003 a 2007)
- Serraria
Roberto Bernadino da Cruz (2005)
- Sertãozinho
Josivan Cardoso da Silva (2005)

Veja lista completa AQUI.

Da Redação

Guilherminho e Chico Mala realizam convenção com participação em massa da população cuitegiense e novidade na coligação


convencao_cuitegi3 













Na tarde e inicio de noite desta sexta-feira (29) participou da convenção realizada pelo PSB e PMDB e partidos aliados de Cuitegí, que tem na chapa majoritária os agora candidatos a prefeito e vice Guilherminho Madruga e Chico Mala, respectivamente.
A festa partidária aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença da deputada Léa Toscano e seu esposo pré-candidato a prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, do deputado Raniery Paulino e do seu pai Roberto Paulino, assim como lideranças locais e de uma grande multidão de populares que festejaram o lançamento das candidaturas a prefeito e vereadores.
Os partidos que estão coligados pelo grupo são o PSB de Guilherminho, o PMDB de Chico Mala, PSD, PR, PT, PPS, PRB, PPL, PSC e PP.
O fato que chamou a atenção foi o fato do atual vice-prefeito, Raul Meireles, estar de volta no comando do Partido Progressista. Meireles conseguiu o feito através de liminar na justiça após ter o partido tomado há menos de duas semanas, e oficializou nesta sexta a sua candidatura a vereador.
convencao_cuitegiconvencao_cuitegi2convencao_cuitegi4convencao_cuitegi5convencao_cuitegi6convencao_cuitegi7
 

CBF inclui Treze na Série C, que agora tem 21 clubes



Fábio Azêvedo é o presidente do Treze-PB (Foto: Igor Siqueira)
Muito a contragosto, a CBF precisou se render a mais uma decisão a favor da entrada do Treze na Série C e nesta sexta-feira já incluiu o time paraibano na competição, que agora passa a ter 21 clubes. Para não alterar a logística e ordem dos jogos, a CBF colocou as partidas do Treze para as quartas-feiras. A estreia já é na próxima, dia 4, contra o Salgueiro, fora de casa.
No entanto, a entidade ainda continuará a batalha judicial para derrubar a liminar que vai garantindo o Treze na Terceira Divisão. O Treze entrou no Grupo A da competição, curiosamente o mesmo do Rio Branco, clube que motivou a entrada com ação na Justiça comum. O LANCENET! já tinha antecipado a possibiliade da inclusão do Treze.
- Foi uma batalha gigantesca. O último ponto de coronelismo do Brasil é a CBF. Sempre acreditamos na vitória final - afirmou o presidente do Treze, Fábio Azevêdo.
Mas como se deu a inclusão? Nesta sexta, a CBF foi intimada por um oficial de justiça a mando do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) - atendendo a ordem expedida na quinta-feira pelo TJ-PB - para que o Treze entrasse na Série C.
O próprio presidente da CBF, José Maria Marin, recebeu o documento e nele mesmo, a próprio punho, confirmou que já tinha cumprido a decisão de colocar o clube paraibano na disputa, antes mesmo da chegada da intimação.


Esta foi a intimação recebida por Marin, que assinou abaixo do texto (Reprodução)
A BRIGA DO TREZE
Motivo da discórdia
Quinto colocado da Série D-2012, o Treze não concordou com o acordo pela permanência na Série C conseguido pelo Rio Branco junto à CBF e ao STJD, depois que o clube do Acre foi punido por ter acionado a Justiça comum antes das esferas desportivas.

Derrota no STJD
O Treze acionou o STJD para derrubar o acordo, mas foi derrubado em todas as instâncias, inclusive no Pleno.

TJ-PB e liminar
O Treze entrou com ação na 1ª Vara Cível de Campina Grande e conseguiu a seu favor uma liminar que ordena a CBF inclui-lo na Série C. A CBF tentou várias vezes derrubar a liminar, mas não conseguiu.

Derrota e contra-ataque
A CBF anunciou, sem o Treze, o início da Série C. Mas o clube conseguiu quinta-feira uma ordem de cumprimento imediato da liminar e rejeitou a solução dada pela CBF para o caso: pagamento de multa no valor de R$ 2,48 milhões.


Esportevidapb com Lancenet

Confirmado: Vice de Marcos Martins é Jobson da Farmácia

EXCLUSIVO: O lider das oposições de Mari Marcos Martins confirmou que seu vice-prefeito é Jobson da Farmácia e chapa será "puro sangue". Neste sábado, 30, os nomes de Marcos Martins e Jobson da Farmácia serão homologados durante convenção. "Vamos para a luta e venceremos juntos, porque o povo de Mari quer", disse Jobson da Farmácia. A convenção do PSB será na escola estadual "Augusto dos Anjos", a partir das 14h00.
Da redação

Ricardo e Darc Bandeira desistem de disputar as eleições em Mulungu


"Darc e Ricardo Bandeira"
O vice-prefeito de Mulungu, Ricardo Bandeira e sua esposa, vereadora Darc Bandeira, desistiram de participar do processo eleitoral desse ano. O anúncio foi feito em entrevista concedida aos repórteres Rudney Araújo (Rádio Cultura) e Jota Alves (Constelação FM), na manhã desta sexta-feira (29).
Darc era pré-candidata a prefeita pelo PSB e tinha acordo com o grupo liderado pelo ex-prefeito Achiles Leal, que tem seu filho, Fernando Leal como pré-candidato a prefeito de Mulungu. O melhor avaliado em pesquisa seria o candidato. Foram feitas duas pesquisas, Darc venceu uma e Nando ganhou outra.
Como não chegaram a um consenso, Ricardo e Darc sentaram com os familiares e amigos e decidiram dar uma pausa na política e não vão disputar mandato eletivo nas próximas eleições. “Isso é uma decisão pessoal e não vamos participar da política nos próximos quatro anos. Conversamos com nossos familiares, comunicamos a deputada Léa, a Zenóbio e nossos amigos de Mulungu e não seremos candidatos”, assegurou Darc.
Perguntada a respeito da posição política que vai defender no próximo pleito, Darc revelou que não irá interferir na decisão partidária. “Sou filiada ao PSB, Ricardo preside o PSD e nós não vamos interferir na decisão dos partidos que nos emprestaram solidariedade. Os presidentes das legendas tem total autonomia de acompanhar quem quiser”, disse a vereadora.
O vice-prefeito Ricardo Bandeira agradeceu o apoio obtido nas últimas campanhas eleitorais e disse que não guarda mágoas. “Na política temos os amigos e os menos amigos. Estamos saindo de cabeça erguida e permaneceremos na cidade, votando em Mulungu, mas sem participar da campanha”, disse Bandeira.

Portalmidia com Nacola.net

Ministério Público Eleitoral pedirá impugnação dos políticos listados no TCU e TCE


Foto: Rodrigo Sena
O procurador regional eleitoral Paulo Sérgio Rocha confirmou que o Ministério Público Eleitoral pedirá a impugnação do registro de todos os políticos listados pelas Cortes de Contas do Estado e da União e também condenados pelo Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional Federal. Essa será a primeira eleição na qual a lei da Ficha Limpa estará validada.

O procurador, que representa o MPE, ressaltou ainda que a legislação também enquadra as condenações das Câmaras Municipais e dos Conselhos Federais, caso de profissionais que foram condenados nesses colegiados. Paulo Sérgio Rocha explicou que está de posse de muitas listas, mas ainda faltam outras.

Não temos como precisar o número de pessoas nessas listas porque não recebemos todas. Ainda faltam algumas Câmaras Municipais e Conselhos Federais me enviarem. Diria que hoje temos 80% das listas que precisamos”, comentou.

Fichas Sujas: confira nomes dos políticos da PB que tiveram contas reprovadas pelo TCE, entre eles o pré-candidato Didi Braz de Araçagi-Pb.

O Tribunal de Contas da Paraíba ( TCE) divulgou na tarde desta sexta-feira (29) em seu sítio, a lista contendo 855 nomes de políticos que tiveram as contas rejeitadas pelo órgão incluindo o nome do pré-candidato Didi Braz de Araçagi-Pb.
A entrega dessa relação a Justiça – pela primeira vez, em meio magnético – ocorre na sede do Tribunal Regional Eleitoral e é feita, pessoalmente, ao vice-presidente dessa Corte, desembargador José Di Lorenzo Serpa, pelo corregedor Umberto Porto.
Os políticos obtiveram pareceres contrários do Pleno ou em sessões das duas Câmaras Deliberativas do TCE.
A reprovação diz respeito a julgamentos do Tribunal e suas Câmaras Deliberativas, desde 5 de julho de 2004. 
Da Editoria/Blog
Com Portal Correio

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mais de mil são ‘atingidos’ pelas chuvas; junho já choveu 76% a mais que média

As chuvas que caíram em João Pessoa desde ontem provocaram estragos em várias regiões da cidade e transtornos no transito em várias vias. De acordo com o prefeito Luciano Agra, equipes da Defesa Civil e Secretarias da Prefeitura prestaram assistência a 1.028 pessoas nas últimas 24 horas em decorrência destas chuvas. Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) foram registrados 151,6 mm de chuva entre a noite de ontem e manhã de hoje e no acumulado do mês já chegamos a marca de 532,3 mm, o que corresponde a 76,4% a mais do que a média histórica para junho.
A Defesa Civil registrou ocorrência de deslizamento de barreira na BR-230 na altura do Castelo Branco, além das comunidades São Rafael, localizada no mesmo bairro, e Timbó, nos Bancários. Foram registrados, ainda, pontos de alagamentos em algumas comunidades ribeirinhas. Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), nesta quinta-feira foi registrada a maior precipitação de chuvas do mês.
Segundo a Defesa Civil, famílias da comunidade São Rafael deverão ser removidas para um abrigo provisório na Escola Estadual Raul Córdula, no bairro da Torre, mas algumas estão resistindo em deixar suas casas. “É importante salientar que as remoções são realizadas porque as moradias oferecem riscos para as pessoas que lá se encontram”, disse Noé.

Já na comunidade do Timbó, as famílias que estão em moradias de risco serão removidas para abrigo na Igreja Menino Jesus de Praga, nos Bancários. Nos abrigos, as famílias recebem assistência da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como auxílio de alimentação, colchões e cobertores.

As equipes continuarão no trabalho de monitoramento durante todo o dia, para minimizar os danos causados pelas chuvas. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita.

Da redação com assessoria
WSCOM Online

Araçagi bate record e apresenta cinco candidatos a prefeito; Veja os nomes



O município de Araçagi, na Região Metropolitana de Guarabira, é até agora o que mais tem candidatos concorrendo à prefeitura nas próximas eleições. Ao todo são cinco chapas as quais estarão realizando suas convenções no próximo sábado (30).

Confira os nomes que estarão na disputa naquele município:

- Josué Benício (falta definir o seu vice)
- Murílio Nunes e Kaline Moneiro (Convenção no prédio do PROJOVEM, às 14:00h)
- Didi de Braz e Melqueizedek (Convenção no prédio da Câmara Municipal, às 13:00h)
- Onildinho e Dr. Ivo (Convenção às 14:00h, no Ginásio O Monteirão)
- Irineu Jr. e Vera Maroja (Falta definir onde e quando será a convenção).

Por Jean Ganso com Portalmidia.net

Chuvas interrompem acessos a Itabaiana, Cruz do Espirito Santo e Ingá

ImageProxy (3)As chuvas que caíram nas últimas 24 horas provocaram danos em alguns trechos das rodovias estaduais. Por causa disso, três estradas estão com áreas interditadas desde a tarde desta quinta-feira (28), após inspeção feita pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER): a PB-004, nas imediações da Ponte da Batalha, entre os municípios de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, na região metropolitana de João Pessoa; e a PB-054, no trecho que interliga a BR-230 ao município de Itabaiana; e a rodovia que interliga a BR-230 ao município de Ingá.
Em Itabaiana, as águas danificaram o desvio construído por conta das chuvas no ano passado. Na área da Ponte da Batalha, em Cruz do Espírito Santo, a enxurrada também destruiu boa parte do desvio existente. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Estadual sinalizam os dois trechos com tráfego interrompido, bem como as equipes de fiscalização do DER também foram deslocadas para auxiliar neste serviço. A previsão é de que até segunda-feira (2) os desvios sejam refeitos, segundo avaliou o superintendente do DER, Carlos Pereira.
Máquinas e equipes do órgão estão sendo deslocados para as áreas com problemas com o objetivo de amenizar os transtornos dos usuários e evitar acidentes. “Renovamos nosso apelo para usuários de transportes coletivos, de carros particulares, e a população em geral para que não tentem utilizar os trechos interditados porque a interdição é por absoluta falta de segurança”, alertou Carlos Pereira.
Nas obras da Ponte da Batalha o desvio provisório foi danificado, rompido pela enxurrada das águas do rio Paraíba, que também recebeu água do rio Gurinhém. Nesta obra os investimentos são da ordem de R$ 2 milhões.
Alternativas de tráfego – Para se dirigir a Cruz do Espírito Santo a alternativa é pela PB-073, via Café do Vento e Sapé, ou então por Mulungu. Na área de Itabaiana o acesso alternativo é seguir pela estrada de Juripiranga (PB-048) ou Pedras de Fogo (PB-032).  Para acesso ao município de Ingá as pessoas devem trafegar via Riachão do Bacamarte, pela BR-230.
De acordo com o dirigente do DER na noite de quarta-feira (27) e madrugada desta quinta-feira (28), choveu o equivalente à média do que normalmente chove em 15 a 20 dias de inverno.

Chuvas provocam deslizamento de terras e destróem casas em Pilões, no Brejo

venn02As fortes chuvas que caíram na cidade de Pilões nestas quarta e quinta provocaram um deslizamento de terra no Conjunto Bela Vista,  que atingiu duas casas e deixou outras com suas estruturas comprometidas, precisando ser interditadas.
O Tenente Nogueira, a Tenente Vivicléia e o Cabo Fernando do Corpo de Bombeiros de Guarabira estiveram visitando o local e conversaram com os moradores que se recusam a sair das casas.

Por sorte, as duas residências que desabaram haviam sido construídas recentemente e ainda não estavam ocupadas.
O terreno onde houve o deslizamento de terras pertence à prefeitura municipal, mas foi invadido por famílias que de forma alheia e sem fiscalização construíram suas casas.
Os Bombeiros interditaram mais de cinco casas, que estão sendo habitadas, pois as mesmas encontram-se em área de risco e também podem desabar a qualquer momento.

Da Redação com Seligapiloes.net

Pão e Circo: confira nomes dos presos e detidos por fraude em licitação, desvio de verba pública, lavagem de dinheiro

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (28), os nomes de todos os envolvidos em esquema fraudulento na contratação de bandas e organização de eventos, que culminou com a prisão de três prefeitos paraibanos na Operação Pão e Circo.

Foram alvo de mandados de prisão

Ozimar Berto de Araújo
Maria do Carmo Régis de Araújo
Daniel Gomes da Silva
Felipe Silvestre Pordeus
Márcio de Melo
Djalma da Silva Toscano
Andressa Ingrid Amâncio de Lima
Severino Justino da Silva (“Menudo”)
Marcos Antônio Bezerra da Silva
Geraldo Félix da Silva
Carlos Abílio Ferreira da Silva
Gilmar Sales Cordeiro
Renato Mendes Leite
Vinícius Lemos de Sousa Melo
Rosiberto Carlos da Silva Santos
José Walter da Costa
Lúcia de Fátima Lemos de Sousa Melo
Francisco de Assis de Melo
Jacy da Silva Mendonça
João Clemente Neto
Edivaldo Rodrigues de Lima (“Peninha”)
José Antônio Azevedo Melo
Antônio Edson da Silva (“Edinho”)
Marcos Elpídio Pereira Portela
Ednaldo de Sousa Lima
Manoel Ferreira Sobrinho
Marinézio Ferreira da Silva
Cláudia Izabel da Silva Maia

Mandados de condução coercitivos

Josvaldo Araújo Trajano da Silva
Fabiana Marinho Lins
Daygela Gomes da Silva
Romacele Karpowicz Menezes
Thiago Henrique Assis de Moura
Helena Rafaela Pereira de França
Nathália Régis de Araújo


O MP vai solicitar à Justiça o afastamento dos prefeitos de Sapé (João da Utilar ), Solânea ( Dr. Chiquinho ) e Alhandra ( Renato Mendes). As 35 pessoas (alvo dos mandados de prisão e condução coercitiva) serão ouvidas nesta quinta e sexta-feiras pelos promotores de Justiça no Núcleo Criminal do MPPB, localizado no centro de João Pessoa.

As prefeituras investigadas são as de Mamanguape, Sapé, Solânea, Santa Rita, Itapororoca, Conde, Jacaraú, Mulungu, Boa Ventura, Capim, Cuité de Mamanguape, Cabedelo, Alhandra. As irregularidades também foram constatadas na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Capital. As investigações apontaram direcionamento nos processos de licitação para contratar empresa responsável pelo show pirotécnico do último Réveillon, em João Pessoa, por exemplo.

Segundo o assessor da CGU em Brasília, Israel Carvalho, estima-se que tenham sido desviados, desde 2008, cerca de R$ 65 milhões dos cofres públicos (entre verbas municipais, estaduais e federais). “A CGU esteve em loco em três municípios e constatou as irregularidades e desvios de dinheiro público. Só um grupo criminoso de empresas movimentou cerca de R$ 14 milhões. As investigações deverão apontar a participação de outros grupos”, exemplificou.

Eles são acusados de falsificar documentos públicos e privados, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária (sonegação), corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, desvio de verba pública, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A pena para esses crimes pode chegar a 48 anos de prisão.

O material será analisado pela PF, Gaeco e CGU e poderá revelar o envolvimento de mais empresas, prefeitos e servidores públicos no esquema criminoso.
Hyldo Pereira, com Ascom MPPB

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Partidos da Situação de Araçagi realizam convenção no sábado



Está marcada para acontecer neste sábado (30) a convenção conjunta do PRB, PMDB, PTB, PMN e demais partidos aliados que compõe o bloco de situação na cidade de Araçagi, juntos homologarão a candidatura a reeleição do Prefeito Onildinho (PRB) e do Médico Dr. Ivo (PMDB) como vice.

O cenário do evento será o ginásio de esportes "O Monteirão", começando às 14h e término previsto para as 18h. Na ocasião, além de homologar os nomes que farão parte da chapa majoritária, os nomes dos candidatos a vereadores também passarão pelo mesmo processo.

Da redação do Araçagi é NotíciaPB.

Ferroviários da Paraíba terão reajuste salarial de 4,5%, diz TST



Ferroviários da Paraíba vão receber 4,5% de reajuste (Foto: Maurício Melo/G1)
Os ferroviários da Paraíba, e mais cinco estados, terão seus salários reajustados em 4,5%. A decisão do reajuste foi tomada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) numa sessão extraordinária na terça-feira (26). Na sessão, o TST ainda julgou a greve dos ferroviários, que durou 37 dias e terminou no último dia 20, como não abusiva, determinando ainda a compensação dos dias de paralisação.

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST, responsável pelo julgamento no caso dos ferroviários e metroviários, definiu ainda adicionais de 30% de periculosidade e de risco de vida, tíquete refeição de R$ 584, auxílio-creche de R$ 274 para crianças até quatro anos e licença-amamentação até a criança completar 18 meses. Os trabalhadores ainda receberão auxílio para filho portador de necessidade especial de R$ 88, licença-maternidade de 180 dias e reembolso integral de plano de saúde de R$ 129 ou proporcional, para plano com valor superior.
Foram julgados dois dissídios. O primeiro processo julgado foi instaurado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A empresa pedia que o TST determinasse o imediato retorno dos trabalhadores, declarasse a abusividade da greve e autorizasse o desconto dos dias de paralisação. O relator justificou que jurisprudência da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) é no sentido de indeferir o pedido de descontos e determinar a sua compensação mediante acordo direto entre as partes.
No segundo dissídio, sindicatos pediam que o TST decidisse sobre o reajuste salarial e sobre outras cláusulas econômicas e sociais. As reivindicações foram parcialmente atendidas, com 40 das 115 cláusulas da pauta indeferidas, entre elas as relativas a piso salarial de R$ 1.895, aumento real de 10%, proteção do salário com reajuste mensal e adicional noturno de 70%.

Do G1 PB com G1 MG

Suspeitos de fraudes em concursos públicos na Paraíba são soltos



Polícia Civil durante operação Gabarito na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco) Dois suspeitos de integrar um esquema de fraudes em concursos públicos na Paraíba foram soltos nesta quarta-feira (27) e devem responder ao processo em liberdade. A informação é do delegado da Delegacia de Vigilância Geral de Campina Grande, Iasley Almeida, que acrescentou que o mandado de soltura foi expedido pela juíza Shirley Abrantes Moreira Régis, da comarca de Gurinhém.

Eles foram soltos porque o prazo da prisão privisória deles foi encerrado após ter sido extendido por mais cinco dias. Outros dois suspeitos já haviam sido soltos logo depois que foram presos, no dia 18. Um dos que foram soltos hoje é o empresário Almir da Costa Pina, proprietário da Metta Consultoria & Negócios, que está sendo investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba devido a essas fraudes, na operação intitulada ‘Gabarito’.

De acordo com informações do delegado Iasley Almeida, em depoimento, Almir se mostrou evasivo e negou qualquer participação dele e da Metta Consultoria & Negócios no esquema fraudulento.
O delegado informou ainda que durante as indagações, Almir Pina disse não recordar de alguns acontecimentos, entre eles, o fato dele ter tentado se desfazer de provas, ao jogá-las da janela de casa“.

Operação Gabarito
Após as denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas no programa Fantástico, uma operação conjunta prendeu, nesta segunda-feira (18), quatro suspeitos de participarem do esquema na Paraíba. Entre os suspeitos detidos estão um advogado proprietário da Metta Concursos & Consultoria, uma empresa organizadora de concursos, e três funcionários públicos da prefeitura de Caldas Brandão. A operação Gabarito contou com as equipes Polícia Civil, Controladoria Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. O promotor Otávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, disse que além dos mandados de prisão, também foram cumpridos seis de busca e apreensão.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela comarca da cidade de Gurinhém. Os três funcionários da prefeitura de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, faziam parte da comissão de licitação do último concurso realizado na cidade, no dia 9 de dezembro de 2011. O presidente foi preso na casa dele em João Pessoa e outros dois integrantes da comissão foram presos no Agreste. Um deles é o secretário de administração do município.

 Do G1 PB

Espanha elimina Portugal e está na final da Eurocopa

Mais uma vez a Espanha apresentou pouco futebol, mas o suficiente para estar na final da Eurocopa 2012.
Espanha e Portugal
O duelo do toque de bola espanhol contra a eficiência do português Cristiano Ronaldo foi frustrante e precisou da disputa de pênaltis para render emoção. Nela, após um 0 a 0 no tempo regulamentar e prorrogação,a Espanha levou a melhor, por 4 a 2, e avançou à decisão da Eurocopa.
A Espanha encara agora na final, marcada para o próximo domingo, em Kiev, na Ucrânia, o vencedor do duelo entre Alemanha e Itália, que jogam na quinta-feira pela outra semifinal.
Fonte: UOL
Priscila Andrade

TCE: três prefeitos terão que devolver R$ 250 mil

TCE
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE) reprovou nesta quarta-feira (27) as contas de três prefeitos paraibanos durante o ano 2009 por não comprovarem despesas. Eles terão que devolver quase R$ 250 mil aos cofres públicos.
O prefeito de Diamante, Hércules Barros Mangueira Diniz terá que devolver a importância de R$ 159.012,95. O motivo foi a falta de comprovação em com energia elétrica, combustíveis e previdência social.
Gastos previdenciários também não documentalmente comprovados resultaram na imputação do débito de R$ 73.075,00 ao prefeito de Caaporã e, ainda, de R$ 13.494,45 ao de Santana dos Garrotes.
Fonte: Assessoria do TCE
Priscila Andrade

Vereador Melk é o vice de Didi em Araçagi




 
Na reta final para terminar o prazo para a realização das convenções partidárias, o grupo do ex-prefeito Didi de Braz já definiu a sua chapa. 

O vereador Melkzedeck (PSDB) fechou acordo e irá para a convenção no próximo sábado (30) na condição de vice. O acordo aconteceu depois de muitas conversações entre ambos. 

Outra informação da política araçagiense é que o Médico Dr. Alberto Ivo foi confirmado como vice do Prefeito Onildinho, candidato a reeleição, a divulgação foi feita através da Rádio Marmaraú FM de Araçagi, a convenção será sábado dia 30 no Ginásio O Monteirão a partir das 14h.

Da redação com Portal Midia.Net

Kaline Monteiro será a vice na chapa de Murílio Nunes

A expectativa era grande à espera de notícias. Enfim, a espera tem seu fim com o anúncio de Kaline Monteiro (PSB) como pré-candidata a vice prefeita ao lado de Murílio Nunes (PSD). Todos aguardavam com expectativa esse anúncio que já era comentado por toda a cidade de Araçagi. Kaline, é filha da ex-prefeita Licar Monteiro e do saudoso também ex-prefeito Dr. Monteiro (in memorian).

Em entrevista a rádio Constelação Fm, Licar disse que Murílio é o melhor para Araçagi, e que o mesmo tem o perfil da família Monteiro. Licar disse acreditar na capacidade que Murílio tem para resolver os problemas da cidade. Murílio falou do desejo de continuar com o projeto do Dr. Monteiro que era o de oferecer o melhor para Araçagi. Ele disse ainda, que recebe com muito orgulho o apoio da família Monteiro que volta à cena política com toda força.


"A química rolou", disse Murílio. Na entrevista, Murílio fez o relato dos diversos problemas que assolam a cidade de Araçagi e ressaltou de que essa união, Murílio / Kaline será em benefício irrestrito à cidade. Segundo o mesmo, que está muito confiante, a partir de 1º de janeiro de 2013, começa um tempo novo de muito trabalho, na geração de empregos e nos diversos seguimentos da sociedade.
 

A notícia incomodou muita gente, como também deixou muitos felizes. A força política da família Monteiro é inegável na cidade e que essa junção só impulsiona ainda mais a pré-candidatura de Murílio, já que nos últimos meses ele tem se destacado e crescido muito nas pesquisas, em relação aos outros candidatos.

A convenção do PSD acontecerá no próximo sábado a partir das 14hs no prédio onde funciona o PROJOVEM de Araçagi. Toda a população é convidada, como também todos os filiados e amigos de Murílio Nunes.

Repórter Araçagi com Fábio Ferreira