NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Celulares piratas terão ligações bloqueadas


"A Anatel disponibiliza consultas e informa se seu aparelho sofrerá bloqueios de chamadas".

Anunciada recentemente pela Anatel, a novidade de que as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear as ligações feitas por meio de celulares piratas ou não homologados no Brasil tem preocupado os consumidores.

É importante ficar atento: a partir de 2014, será necessário que o comprador se certifique de que o celular funcionará no Brasil antes de trazê-lo do exterior.

A mesma preocupação serve também para marcas nacionais, porém desconhecidas. 

Mas, para tranquilizar os usuários, existe como descobrir se um celular é homologado pela agência reguladora. A primeira dica é procurar pelo selo da Anatel. O adesivo é fixado no manual do produtor e traz um número de homologação e alguma parte do dispositivo.

Para os celulares comprados fora do País, o ideal é procurar por informações na internet. O site da agência disponibiliza a consulta de produtos pelo nome do fabricante ou outras informações.

O site ainda traz uma lista com os aparelhos que estão válidos no Brasil. Em alguns casos, a página apresenta o celular como 'suspenso' ou 'cancelado', mas isso não quer dizer que, necessariamente, o uso dele está impedido.

Neste link, é possível saber o status do seu aparelho. Informe o nome da fabricante e escolha o tipo de 'Serviço/Aplicação'. Se a busca é por um celular, selecione 'Serviço Móvel Pessoal - SMP'. Abaixo, em 'Tipo de produto', clique em 'Telefone móvel celular', então, confirme a consulta no fim da página e busque pelo aparelho.

Da redação, com informações Por Ítalo Di Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário