NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

terça-feira, 2 de abril de 2013

População da Agrovila Tainha, volta a sofrer com a falta d'água; já são 7 dias

Os moradores da Agrovila Tainha de Araçagi, voltaram a sofrer com a falta de águas nas torneiras, que nesta terça (02), completa uma semana.  A situação é complicada, pois com a estiagem que se prolonga na região, os moradores já não possuem mais águas nos reservatórios em casa.

Com isso, a população vai buscar água, nos açudes próximo ao distrito, porém é de péssima qualidade, totalmente poluída. 

O abastecimento da comunidade Tainha, provém de uma bomba localizada ás margens da Barragem Araçagi, distante cerca de 1,5 km da Agrovila, que bombeia a água para duas caixas, localizadas na rua Bela Vista e daí é feita a distribuição para as residências da localidade. 

Segundo informações, no local onde é feita a captação da água, já não há água suficiente para se fazer o bombeamento e desse maneira a situação fica mais difícil. Muitos moradores que tem um certo poder aquisitivo estão comprando carros-pipa para abastecerem os seus reservatórios particulares. 
A nossa equipe, esteve na manhã desta terça, no local onde é feita a captação da água para verificar in loco o problema e a situação é dramática, pois onde está localizado o motor-bomba já não há vazão suficiente para captar a água. Uma retroescavadeira da prefeitura já fez várias escavações, mas desta ultima vez sem muito sucesso.


Um outro problema é na bomba que faz a capacitação, a mesma está quebrada e esta manutenção é de responsabilidade da prefeitura municipal de Araçagi, que até agora não consertou a mesma. Vale salientar que a prefeitura envia semanalmente um carro-pipa para a comunidade, porém não é suficiente para resolver o problema. Os moradores se utilizam da emissora local para denunciar a situação critica vivida por eles.

A problemática da água na Agrovila Tainha, vem ser arrastando há vários anos e quase que semanalmente ocorre a falta da água, que em alguns casos já chegou a durar meses. Mesmo sendo totalmente bruta, a população utiliza para os diversos fins. E dessa vez não previsão de quando possa voltar o abastecimento normal.

Da redação Portaltainha.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário