NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Frigoríficos da Paraíba terão que se adequar às novas regras da NR federal

Frigoríficos da Paraíba terão que se adequar às novas regras da NR federal
As condições de trabalho nos frigoríficos terão novas regras. A Norma Regulamentadora nº 36 (NR-36), que trata do ambiente em áreas de abates e processamentos de carnes e derivados, foi assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, nessa semana.
Conhecida como NR dos Frigoríficos, a norma busca a prevenção e a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com adequação e organização de postos, adoção de pausas, gerenciamento de riscos, rodízios de atividades, entre outros.
A NR-36 foi publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (19) e tem prazo de até seis meses para que as mudanças entrem em vigor, com exceção de alguns itens que demandam mais tempo, como intervenções estruturais (12 meses) e alterações nas instalações das empresas (24 meses).
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, ocorreram 19.453 acidentes de trabalho em frigoríficos em 2011, 2,73% de todos os acidentes. Foram registrados também, em 2011, 32 óbitos no setor.
O setor abrange as empresas que abatem gado, suínos e aves, determinando medidas no processo produtivo, de maneira que reduza o risco à sua saúde e segurança. As atividades são fragmentadas, sujeitas à cadência imposta por esteiras e máquinas e pela organização da produção, com pressões de tempo, que não permitem que os trabalhadores tenham controle sobre a jornada.
Grupo de estudo - A construção da NR-36 teve início em 2004, com a criação de equipes de estudos e pesquisas no setor de frigoríficos, desenvolvida pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (DSST/SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2011, foi implantado o Grupo de Estudo Tripartite, por meio da portaria da SIT, que desenvolveu o texto técnico básico da norma.
O texto da NR-36 passou por consulta pública. As sugestões foram analisadas pelo Grupo de Trabalho Tripartite e encaminhadas para consolidação. A proposta foi aprovada, em novembro de 2012, na 71ª Reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente.
Da Redação
com Assessoria/MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário