NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quinta-feira, 14 de março de 2013

Seca e irrigação baixam nível de água da Barragem Araçagi



A seca que o Nordeste vem enfrentando nos últimos meses é algo bastante preocupante, a população está sofrendo bastante com esse problema em quase toda a região, na cidade de Araçagi não é diferente, em todo município podemos encontrar pessoas afetadas com a escassez de chuvas. 

A Barragem Araçagi, uma das maiores da Paraíba, localizada na zona rural de Araçagi, ultimamente também vem sendo afetada pela seca, o reservatório de água que tem capacidade para 63 milhões de metros cúbicos, atualmente encontra-se com os níveis abaixo do normal. 

Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), a capacidade atual do reservatório é de 44 milhões de m³, ou seja 69,8% da capacidade total.  Em alguns pontos da barragem a navegação já não é mais possível, vários barcos de pesca estão impossibilitados de navegar no local.

É realmente alarmante a baixa do nível das águas na Barragem Araçagi, o piso rachado encontrado nas imediações mostra um típico cenário de seca. Atualmente a água da barragem é utilizada para abastecer pessoas que residem em comunidades próximas ao reservatório, a exemplo das Agrovilas Tainha e Mulunguzinho.

Além da seca, existe outro fator que está contribuindo para que o açude de Araçagi tenha seus níveis abaixo do normal, fator esse que é a utilização das águas da barragem para a irrigação de vastas plantações de abacaxi e cana-de-açucar, os produtores dessas culturas tradicionais no município, fazem o uso da água diariamente de forma desordenada e contribuem assim para a rápida secagem do reservatório.

É preciso que algum órgão competente fiscalize a utilização das águas da Barragem Araçagi,intensificando a fiscalização principalmente nos produtores que usam a água da barragem para irrigação de suas lavouras.

As águas da Barragem Araçagi já deveriam estar sendo utilizadas para o abastecimento de algumas cidades da região do Brejo paraibano. Em novembro de 2011 o governador Ricardo Coutinho assinou o termo de autorização para a licitação das obras do Sistema Adutor de Araçagi – ramal Oeste. Porém até hoje a obra não foi concluída, com a construção da adutora da Barragem Araçagi, o sistema levará água para mais de 70 mil pessoas nas cidades de Araçagi, Guarabira, Pilõezinhos e Cuitegi. 


Da redação com PortalAraçagi
Fotos: Joseano Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário