NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Servidores da UEPB decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Os servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram nesta quarta-feira (20) entrar em greve por tempo indeterminado. A deliberação foi tomada durante uma assembleia realizada no campus de Campina Grande. O sindicato da categoria reivindica um reajuste salarial, que segundo a direção deveria ter sido aplicado em janeiro. A reitoria diz não ter condições de conceder aumento agora.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba (Sintesp-PB), com atuação na UEPB, Severino do Ramo Oliveira, afirmou que a reitoria não respeitou a data base para o reajuste salarial. “Fizemos quatro audiências com administração da instituição e não avançamos em nada. Eles dizem que não têm como dar um 1% de aumento”, afirmou.
O Sintesp pede que no mínimo haja a reposição nos salários da perdas relativas à inflação, que seria de 5,83%. De acordo com Severino do Ramo, faz cerca de quatro anos que os servidores não têm um reajuste que represente um ganho real para a categoria. O sindicato cobra um aumento de 17%.
“Nossa paralisação começou de forma imediata logo após a assembleia”, disse o presidente do Sintesp. De acordo com ele, os serviços serão paralisados em todos os campi da UEPB e o comando de greve está disposto a tirar dos setores os funcionários que insistirem em trabalhar. “Nós vamos fechar as portas mesmo”, completou.
O reitor da UEPB, Rangel Júnior, disse que respeita a decisão dos servidores, mas afirmou que do ponto de vista da administração a universidade não tem capacidade financeira de conceder qualquer reajuste salarial, porque houve uma contenção de gastos para 2013.Ele ressaltou que não foi apresentada nenhuma contra-proposta porque a universidade não tem recursos para isso.
Além da greve dos servidores aprovada nesta quarta, os professores da UEPB decidiram fazer uma paralisação de advertência de três dias como forma de reivindicar um reajuste. O movimento tem início na quinta-feira (21).
Fonte: G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário