NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Guarabira: presos reclamam de falta de estrutura em presídio e solicitam da Justiça prisão domiciliar


Promotora conversou apenas e a imprensa
Pelos menos 70 presos que cumprem pena no regime semiaberto no presídio Vicente Claudino de Pontes, em Guarabira, realizaram um protesto no começo da noite de ontem solicitando da Justiça a instituição de prisão domiciliar, alegando falta de estrutura da unidade prisional para abrigá-los.
Durante o dia uma comissão de presos procurou a Vara das Execuções Penais para relatar que um dos apenados sofreu um acidente no interior do presídio. A cama onde ele estava caiu enquanto ele dormia. O preso foi socorrido para o hospital e ficou constatado que ele quebrou três costelas devido a queda.
Recentemente, o presídio passou por uma reforma por causa de uma rebelião. As camas de um dos pavilhões foram reconstruídas e segundo os presos apresentam falhas na estrutura.
Ontem, no começo da noite, a promotora de Justiça, Miriam Vasconcelos, fez uma visita à unidade prisional, constatou que as condições são precárias, mas descartou o pedido de prisão domiciliar, feito pelos presos. “A prisão domiciliar está prevista em lei, em casos diferenciados, as condições de fato são sofríveis, mas nesse caso eu não vejo a necessidade da prisão domiciliar. Estamos em contato com as autoridades e se houver necessidade pediremos a interdição da unidade prisional”, disse a promotora.
O secretário de Administração Penitenciária, Valter Virgulino foi informado da situação e disse que vai acionar os órgãos competentes para apresentar um laudo técnico e se for constado falha irreparável na estrutura adotará as medidas legais cabíveis contra a empresa que executou os serviços.
Alguns presos solicitaram transferência para o presídio regional João Bosco Carneiro, mas devido á superlotação, as transferências foram negadas. Ontem mesmo a Secretaria de Administração Penitenciária enviou 80 novos colchões para os apenados. Depois da conversa com a promotora os presos resolveram entrar para pernoitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário