NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Governador Ricardo Coutinho visita obras do Canal Acauã/Araçagi

O governador Ricardo Coutinho visitou na manhã desta sexta-feira (4), as obras de construção do Canal Acuã/Araçagi. A obra começa na barragem de Acauã, em Mogeiro, e percorrerá diversos municípios, beneficiando milhares de agricultores e assentamentos rurais.
O investimento no canal é da ordem de R$ 1 bilhão de reais e está sendo financiada com recursos do Ministério da Integração Nacional. O projeto do canal Acauã Aracagi, que tem previsão de conclusão no final de 2014, envolve a construção de 112 km de canal, em seis etapas formadas por túneis, adutoras e canais. Beneficiará diretamente cerca de 500 mil habitantes do estado. O canal foi projetado para uma vazão total de 10m³/s.
Serão contemplados diretamente os municípios de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Marí, Cuité do Manguape, Araçagi, Itapororocae Curral de Cima. Outras 23 cidades serão indiretamente favorecidas.
A obra, que vai gerar quase 2 mil empregos na região, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sendo uma ação complementar ao Eixo Leste, do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com isso, o canal – que envolverá as bacias dos rios Paraíba, Gurinhém, Miriri, São Salvador, Mamanguape, Araçagi e Camaratuba – vai ampliar a chegada de água do rio São Francisco para o litoral e o agreste da Paraíba.
Ricardo gostou do ritmo da obra, mas pediu para acelerar mais ainda porque a urgência do povo por água não pode esperar. A comitiva do governador contou com as presenças do vice-governador Rômulo Gouveia, do secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, do presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, da secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra e técnicos de área hídrica e de saneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário