NOSSO CONTATO: aracagienoticiapb@gmail.com @AracagiNotciaPB

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

UEPB divulga lista dos aprovados no Vestibular 2013

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (28), a listagem com os nomes dos candidatos aprovados no Vestibular 2013 da Instituição. As três maiores médias do processo seletivo, respectivamente, ficaram com Adriana de Mediros Gabino, do curso de Relações Internacionais (Campus de João Pessoa), que obteve média 931,10; Bianca Davi Pereira de Almeida, do curso de Relações Internacionais (Campus de João Pessoa), com média 929,50; e Flávio Moura Travassos de Medeiros, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (Campus de Campina Grande), que alcançou média 913. Todos da cota universal.

Já pela cota de inclusão, os três primeiros colocados foram Jânio Jofre Mira de Queiroz, com média 867,10, do curso de Direito (Campus de Guarabira); Edson dos Santos Bandeira Junior, que alcançou média 826,40 para o curso de Engenharia Civil (Campus de Araruna) e Andrew Bonifácio Ferreira, que obteve média 806,9 para o curso de Direito (Campus de Campina Grande).

Muitos estudantes foram conferir resultados das provas



A divulgação do resultado foi feita pelo reitor Rangel Junior e a presidente da Comvest, professora Ana Alice Sobreira, que destacaram a tranquilidade de todo o processo e a eficiência da equipe de correção das provas, o que permitiu antecipar a divulgação da listagem dos aprovados, inicialmente prevista para acontecer no dia 8 de janeiro.

Vários candidatos estiveram no Campus de Bodocongó para conferir de perto a listagem de aprovados. Conforme o próprio nome ou o nome de colegas e familiares eram encontrados na relação disponibilizada pela Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), a alegria substituía a ansiedade de quem aguardava há quase um mês a notícia do ingresso na Universidade.

Este ano, 32.025 candidatos se inscreveram no concurso. Eles concorreram a 2.856 vagas distribuídas entre os 42 cursos de graduação oferecidos pela instituição. Para o Vestibular 2013, a UEPB disponibilizou 5.712 vagas, sendo que 50% desse total foi destinado para os candidatos melhores colocados no ENEN/SISU. As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 14 de janeiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 15 de janeiro.

Democratização do acesso ao ensino superior

Desde 2004, a oferta de vagas no Vestibular da UEPB não somente cresceu com o surgimento de novos câmpus, como também, propiciou o ingresso de um expressivo número de estudantes, antes excluídos pela concorrência e competitividade sócio-educacional. A expansão da UEPB, somada à qualificação dos seus cursos de graduação e à adoção de políticas de cotas, permitiram, nos últimos oito anos, a democratização do acesso à Universidade no Estado da Paraíba.

Até 2004, a UEPB oferecia, por ano, uma média de 2.755 vagas no processo vestibular, disponíveis em apenas dois câmpus - Campina Grande e Guarabira. Em 2013, foram ofertadas 5.712 vagas, distribuídas em oito câmpus, o que representa um crescimento de 107% no número de vagas. Tão importante quanto o salto no número de vagas, são as políticas de incentivo ao acesso ao ensino superior, desenvolvidas pela UEPB. Chamadas de “ações afirmativas”, políticas como a da Cota de Inclusão permitem que uma reserva de vagas no Concurso Vestibular - com percentual de 50% do total oferecido - seja destinada a estudantes que cursaram, integralmente, o ensino médio na rede pública de ensino.

Implantada a partir do Vestibular de 2007, a Cota de Inclusão teve início com a reserva de 10% das vagas e foi planejada para, gradativamente, atingir o percentual de 50%. Seu objetivo foi o de tornar o processo seletivo do vestibular uma ferramenta mais justa na discrepância entre as esferas de ensino. Dentro dos programas de “ações afirmativas”, o ingresso aos cursos de graduação da UEPB inclui, também, a participação da Instituição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Governo Federal. Por meio dele, foram destinadas, este ano, 2.856 vagas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio.

CLIQUE AQUI A VEJA APROVADOS

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário